Dicas e Artigos de Controle de Pragas

Como manter seu lar protegido da presença de ratos

Como manter seu lar protegido da presença de ratos

Os ratos não apenas são animais muito indesejáveis para se ter em casa, como ainda podem causar grandes prejuízos materiais e danos à saúde. Por isso, é muito importante evitar que esses roedores encontrem acesso à sua casa. E quando o assunto é tornar seu lar um ambiente à prova de ratos, há uma série de medidas que podem ajudar você a garantir que tudo esteja em ordem. Aqui estão alguns passos muito importantes:

  1. Inspecione toda a construção

Você deve procurar meticulosamente por furos e fissuras. Qualquer buraco que seja grande o suficiente para que um ratinho passe já é mais que o suficiente para tornar sua casa suscetível a uma invasão, e deve, portanto, ser bloqueado. Os melhores materiais para isso são malhas de arame e espuma preta.

  1. Verifique outros pontos de entrada

O próximo passo para bloquear o acesso dos ratos à sua casa deve ser a inspeção de todos os pontos de entrada, tais como portas e janelas. Todas elas devem fechar corretamente, sem deixar nenhum espaço que possa atuar como um ponto de acesso para os roedores.

  1. Examine o seu telhado

Espaços de ventilação, telhas e chaminés podem, eventualmente, apresentar rupturas e falhas que dão chance aos roedores de entrarem em sua casa. Caso sejam encontradas, elas devem ser devidamente vedadas. A chaminé também deve ser mantida sempre tampada.

  1. Preste muita atenção em seu jardim

A área do jardim precisa ser muito bem inspecionada, garantindo que não haja pilhas de material orgânico, como imensas folhas e galhos pelo chão, ou mesmo plantas mal aparadas, que podem ser locais perfeitos para os ratos formarem seus ninhos. Se houver qualquer galho de árvore próximo suficiente de sua casa, ele ainda pode ser usado ​​como passagem pelos ratos para sua residência. Por tudo isso, o jardim deve se manter sempre muito bem conservado.

  1. Tome cuidado com tubulações e fios

Tubos e fios que entram em sua casa pelo lado de fora são possíveis passagens para os roedores. Barreiras metálicas podem ser utilizadas para evitar o acesso.

  1. A limpeza deve ser sagrada

Manter sua casa à prova de ratos exige que a limpeza do ambiente seja impecável, especialmente nas áreas onde os alimentos são preparados e armazenados. É fundamental que todas as sobras ou embalagens abertas sejam devidamente fechadas. As áreas mais escondidas da cozinha devem ser mantidas sempre limpas. E as rações dos animais de estimação precisam ser eliminadas imediatamente após a refeição.

  1. Evite a bagunça

Lugares bagunçados são ambientes perfeitos para se tornarem a nova casa dos ratos. Por isso, é fundamental manter sua casa sempre em ordem, e não apenas limpa.

  1. Mantenha seu lixo totalmente fechado

O lixo deve ser mantido em sacos selados, e qualquer detrito deve ser removido imediatamente. É essencial cuidar da higiene e do saneamento, a fim de não tornar sua casa atrativa para os ratos.

Utilizando essas técnicas, você pode ajudar a manter sua casa sempre livre do ataque dos ratos e fornecer à sua família o conforto de viver em um lar limpo e seguro.